O perfil do futuro médico está evoluindo, voltando-se para aquilo que existe de mais importante na profissão: o ser humano. A nova medicina, mais humana, preventiva e próxima, valoriza as relações e coloca o paciente no centro da questão. Com um atendimento ágil, eficaz e resolutivo, a medicina humanizada busca facilitar a vida do paciente, apoiando-o em todas as etapas da consulta e solucionando seus problemas de acordo com suas necessidades específicas.
Visando a humanização de seus alunos, o curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto (SP), desenvolve o aprendizado dos futuros profissionais de forma prática desde os primeiros semestres. O curso utiliza a metodologia ativa de ensino Team Based Learning (TBL), focada na resolução de problemas e em simulações em laboratório de habilidades e laboratórios multidisciplinares. A aplicação dos ensinamentos na prática logo no início do curso incentiva a aproximação entre o futuro médico e o paciente.
Dessa forma, a abordagem inicial do paciente, o planejamento de estratégias de saúde na comunidade e as manobras de primeiros socorros são desenvolvidas no primeiro ano do curso. Entre os diversos laboratórios utilizados destacam-se o de habilidades médicas e simulação avançada, nos quais os estudantes fazem treinamento de situações reais em um ambiente controlado e apropriado para desenvolver as competências e atitudes esperadas para a tomada de decisões.
Ensino prático
A fim de preparar adequadamente o aluno para atender às necessidades básicas de saúde da população, aos preceitos da medicina preventiva e ao atendimento adequado das situações de risco de vida, são desenvolvidos ao longo do curso disciplinas específicas nos eixos Urgência/Emergência e Medicina da Família e Comunidade. Assim, o futuro médico se qualifica para as exigências da profissão, antes de ingressar nos programas de residência, a partir de um olhar mais próximo de seu paciente.
Essa preparação permite que o aluno vivencie a profissão desde o começo da graduação, ajudando a comunidade de forma prática e efetiva até sua formação. Nos últimos anos do curso, dá-se início ao Internato, estágios de treinamento em serviço, no Hospital de Ensino Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, o segundo maior hospital da região em número de atendimentos e cirurgias a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Os alunos também participam do atendimento supervisionado no ambulatório Alexandre Frederico Pincerno Fávaro, referência do SUS, onde são atendidas praticamente todas as especialidades médicas. Além disso, atuam nas Unidades Distritais de Saúde e Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto.
Os estudantes de Medicina da Barão de Mauá participam de atendimento pré-hospitalares do SAMU e do resgate rodoviário, de modo a levar a prática acadêmica para perto da comunidade. Eles também possuem a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e humanas na prática, moldando seu perfil profissional de acordo com a tendência do mercado.
O futuro médico será graduado em uma faculdade de excelência presente em um dos maiores polos de saúde do Brasil, ao lado dos melhores profissionais e dos melhores ambientes hospitalares.